Projeto resultou em otimização de custos de cerca de 15%, aumento de disponibilidade de X%, maior índice de NPS (Net Promoter Score) de X%, aumento de produto interno nas equipes e mais flexibilidade nos processos

São Paulo, Novembro 2020 – A Sinqia, líder brasileira em tecnologia para o setor financeiro, acaba de concluir a migração de seu data center on premise para a nuvem e escolheu a Sky.One, startup especializada no desenvolvimento de plataformas que automatizam e facilitam o uso da computação em nuvem, como parceira para garantir toda a sustentação cloud. Os serviços contratados pela Sinqia foram o Auto.Sky e Guru, que permitiram uma análise detalhada e crítica do negócio, transformações técnicas e culturais com o uso da nuvem na empresa, otimização de custos de cerca de 15%, aumento de disponibilidade de X%, maior índice de NPS (Net Promoter Score) de X%, aumento de produto interno nas equipes e mais flexibilidade nos processos.

De acordo com o CEO da Sinqia, Thiago Pereira, antes de contratar os serviços da Sky.One, a Sinqia trabalhava com diferentes data centers on premise e, para realizar a migração para a nuvem, um parceiro que fizesse toda a sustentação cloud era de extrema importância, já que a Sinqia não conta com know how interno que atendesse essa demanda. “Avaliamos diversos players para o processo e optamos pela Sky.One devido à sua experiência técnica, senso de parceria e custo benefício. Temos uma relação de grande parceria com a Sky.One e somos muito abertos e colaborativos para superar qualquer tipo de dificuldade”, afirma. Pereira explica que o processo envolveu a “quebra” em ondas e em grupos de recursos. Assim, a migração foi transparente com o usuário da Sinqia e feita aos poucos (cerca de 6 meses). “A medida que íamos migrando, desligávamos do outro lado. Foi um processo gradativo, cadenciado, bem alinhado e planejado entre todas as partes envolvidas”, conta.

Para a Sales Account Coordinator da Sky.One, Naiane Camargo, as maiores necessidades da Sinqia eram escalabilidade e agilidade nos processos. “Por meio de planejamento faseado e  muito bem definido entre as empresas, conseguimos estabelecer uma parceria que oferecesse segurança, alta disponibilidade e performance. Profissionais qualificados garantem o ambiente da Sinqia bem monitorado e pronto para escalonamento quando necessário de forma segura e eficiente. Para atender o fluxo dinâmica da Sinqia, a manutenções e correções preventivas fazem parte da rotina de nosso e  gerenciamento incluindo de armazenamento, rede, VMs e base de dados e backups” , declara.

Pereira explica que para atingir o sucesso da migração foi preciso realizar a transformação em diversos processos, como a rotina de trabalho, por exemplo. “Tivemos que eliminar servidores redundantes, consolidar servidores e rever recursos desnecessários. Essas adequações foram importantes para conseguirmos reduzir custos”, lembra. O executivo destaca ainda que o monitoramento da Sky.One é um grande diferencial, uma vez que conta com um painel que oferece todos os detalhes da operação e permite que as equipes liguem os servidores. “Caso aconteça uma crise de madrugada, o time consegue subir todo o recurso necessário para trabalhar e realizar o desligamento na sequência. Isso traz uma economia de custo gigante. Esse é o ponto que a Sky.One chamou muito a nossa atenção e que passa toda a segurança que precisamos para trabalhar”, explica.

Maior disponibilidade e flexibilidade com a nuvem

Pereira ressalta que além da redução de custos, o aumento de disponibilidade foi um dos principais benefícios resultantes do projeto. “Anteriormente tínhamos muitos problemas com relação à disponibilidade nos data centers normais. Hoje, a nossa disponibilidade está próxima de 100%. Não temos problemas em fortalecer nossa estrutura, pois traz maior qualidade para a prestação de serviço aos nossos clientes e ainda reflete em um maior índice de NPS”, explica. Outro ponto destacado por Pereira foi o aumento de produto interno nas equipes, a melhoria na produção e a flexibilidade. “Se for preciso subir um modelo diferenciado para um cliente, o recurso sobe em aproximadamente três horas. Se fosse utilizar o modelo tradicional, demoraria uma ou duas semanas. Se fosse no data center tradicional, essa flexibilidade e agilidade em subir o recurso e amanhã desligar, não aconteceria e nós teríamos que pagar uma multa. Toda essa flexibilidade agrega muito valor e traz velocidade e agilidade para o negócio”, completa.

Pereira afirma ainda que a decisão de migrar para a cloud foi movida, principalmente pelas reclamações dos clientes. “Tínhamos um índice de disponibilidade na Sinqia de mais ou menos 5% ao mês. Atualmente, nossa disponibilidade está menor que 0,01%. Então, houve um ganho muito grande, além da redução de custos por time de 25% a menos para manter a cloud”, afirma. Além disso, o executivo reforça a importância do senso de parceria entre as empresas para o alcance dos objetivos finais. “Eu sempre reforço a questão da parceria, pois acredito que é uma visão extremamente importante. Os objetivos com o projeto foram atingidos. Não foi simples, mas, com muito trabalho e dedicação, os times da Sinqia e Sky.One conseguiram efetividade, principalmente por contar com profissionais altamente capacitados, finaliza.

Sobre a Sky.One

Somos uma empresa de tecnologia que oferece ao mercado de software diversas plataformas de serviços que transformam os seus sistemas de gestão, da evolução para a nuvem à expansão dos serviços, criando, cada vez mais, experiências inovadoras que aumentam o valor do seu sistema e a experiência do seu cliente. Fundada por empreendedores brasileiros em 2014, hoje, são mais de mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, incluindo nomes como Hirota Supermercados, Philips do Brasil, Fundação Abrinq, entre outros. Além de acumular prêmios e selos como: o Top Startups Linkedin, GPTW, liderança em três quadrantes no ISG Provider Lens™, prêmios de inovação e selo Advanced AWS.

Onde a notícia foi publicada:

Fonte: https://itforum.com.br/negocios/sinqia-firma-parceria-com-sky-one-para-gerenciar-infraestrutura-de-nuvem/

Fonte: https://www.baguete.com.br/noticias/14/08/2020/sinqia-consolida-infra-na-azure

Fonte: https://portalerp.com/sinqia-migra-data-centers-on-premise-para-nuvem

Fonte: https://www.datacenterdynamics.com/br/not%C3%ADcias/sinqia-migra-data-centers-para-nuvem/

Fonte: https://tibahia.com/telecom-e-datacenter/sinqia-migra-data-centers-on-premise-para-nuvem-e-firma-parceria-com-sky-one/

Fonte: https://tiinside.com.br/15/12/2020/sinqia-migra-data-centers-on-premise-para-nuvem-e-contrata-a-sky-one/

Fonte: https://inforchannel.com.br/sinqia-migra-data-centers-on-premise-para-nuvem-e-firma-parceria-com-sky-one/

Fonte: https://www.panoramadenegocios.com.br/sinqia-migra-data-centers-on-premise-para-nuvem-e-firma-parceria-com-sky-one-para-garantir-a-sustentacao-da-cloud/

Fonte: https://valoragregado.com/2020/12/15/sinqia-migra-data-centers-on-premise-para-nuvem-e-firma-parceria-com-sky-one-para-garantir-a-sustentacao-da-cloud/

Fonte: https://flipboard.com/@ITMIDIA/sinqia-firma-parceria-com-sky-one-para-gerenciar-infraestrutura-de-nuvem/a-QKr3_s_ISGC6O1RrHJFt6w%3Aa%3A1705261150-9bc0393ea4%2Fcom.br

Fonte: https://www.segs.com.br/info-ti/266809-sinqia-migra-data-centers-on-premise-para-nuvem-e-firma-parceria-com-sky-one-para-garantir-a-sustentacao-da-cloud